-

 

Sobre o FESTEAR 2016 - Festival de Teatro de Rua de Caxias do Sul

 

Sobre o Festival de Teatro de Rua... O FESTEAR terminou sua programação dia 20 de março de 2016, mas com certeza não vai sair de cena tão cedo da memória daqueles que aproveitaram cada instante possível para absorver a arte!

Foram 6 dias de apresentações, 3 locais diferentes de programação, 4 atividades paralelas, 10 grupos, 11 apresentações, 2500 pessoas e milhares de olhares atentos, sorrisos sinceros, abraços e encontros sem tamanho.

Foi lindo ver o público ocupando a Praça Dante para assistir teatro. Foi encantador ver o público chegando no Moinho da Cascata para fugir da chuva e assistir os espetáculos ou mesmos participar das rodas de diálogo sobre arte e cultura.

Para o Grupo Ueba foi desafiador acolher parceiros e profissionais reconhecidos e gabaritados nas artes, e acabaram por tornar-se nossa família nestes dias de Festear. Ajudaram, sorriram, brincaram e sofreram junto com a equipe na difícil tarefa de tomar decisões, especialmente em função do clima de Caxias. Obrigado Mamulengos Sem Fronteira, Grupo Hora Vaga, Grupo Quiquiprocó, Grupo Ritornelo, Cia Garagem de Teatro, Rudinei Morales – Teatro de Animação, Grupo Teatro Vagamundo e aos queridos parceiros irmãos de longa data - Grupo de Pernas Pro Ar e Grupo Manjericão.

Foi importante ver a dedicação e carinho com que todos os convidados trataram o FESTEAR. Muito além de profissionais, foram seres humanos humildes, sinceros, compreensíveis, pacienciosos e entregues a fazer tudo dar certo. Em cena foram gigantes, intensos e incansáveis!

A parceria com o SESC foi fundamental para o festival. Acomodaram os artistas, deram o conforto necessário e merecido, cuidaram com carinho para que não faltasse um detalhe qualquer, nem que fosse copo d’água.

A Rafaela e o Guilherme fizeram uma linda dupla, divulgando, abordando o pessoal para convidar a participar, enfim, foi de entrega completa ao projeto. Obrigado a Luciana Stello e Jane Schoninger por proporcionar essa parceria. O que falar da equipe da Ueba?

Não há palavras para descrever. Talvez o que melhor expresse seja “superação”. Dia após dia, mesmo com o cansaço batendo, sempre estiveram juntos, fazendo tudo acontecer nos bastidores para que os artistas brilhassem. Mesmo no corre-corre ainda sobrava energia para um chimarrão, uma brincadeira e um bom papo! Obrigado Jonas Piccoli, Aline Zilli, Rodrigo Guidini, Rafa Schizzi e Fernando Gomes por compartilhar estas experiências.

Nossa gratidão a Prefeitura Municipal que, através do Financiarte, tornou o sonho em realidade. Obrigada a Secretária de Cultura Rúbia Frizzo, a coordenadora da Unidade de Teatro Cláudia Melane, as meninas do Departamento de fomento, Clarissa e Jocélia, na presteza em solucionar as dificuldades e na atenção de sempre do Jua Barazetti. Agradecemos a disposição do pessoal da Casa de Cultura, Bertila, Adriana, Ade e Raul, no auxilio ao camarim dos grupos. A Secretária de Turismo Drica Lucena e a diretora administrativa Angela Lopes pela agilidade em liberar o espaço para o encerramento do Festival, em função da chuva.

Aos colegas, artistas de Caxias do Sul e região, que souberam aproveitar esta oportunidade para enriquecer sua bagagem profissional e pessoal, trocar experiências, conhecer novas técnicas, sem dúvida, saíram revigorados.

O Grupo Ueba tem muito a agradecer a imprensa que realizou a divulgação do Festear, sem isso o público não teria a oportunidade de estar perto da vasta produção de teatro de rua da região e do país. Obrigado Jornal Pioneiro e RBS TV pelo espaço na divulgação em Caxias e no Estado. Rádios Mais Nova e São Francisco pela Mídia Doada e abertura de espaços na programação. Em especial também a Zero Hora, Rádio Caxias, UCS TV e TV Caxias, Jornal do Comércio, Correio do Povo e tantos outros que deram visibilidade ao festival. A equipe de organização e os artistas envolvidos tiram o chapéu para o público de Caxias, que se entregou e mergulhou no Festear, que fizeram todo o esforço valer a pena e ser recompensado em cada aplauso.

Fica aqui o sentimento de dever cumprido, de alegria e êxtase. E agora o gostinho de “quero mais”. Que possamos realizar mais um belo encontro em 2017. Se depender do Grupo Ueba Produtos Notáveis, o FESTEAR – Festival de Teatro de Rua - veio para ficar! Evoé!

 

Caxias do Sul, 21 de março de 2016